Tenha um atendimento mágico no seu salão de beleza!
Ser bem atendido em um estabelecimento é o ponto chave para o cliente voltar! Não ser bem tratado durante o ato de compra ou de realização de um serviço é a reclamação número um de clientes que decidem não retornar aos estabelecimentos.
Sabendo disso, salões de beleza trabalham com a experiência do cliente. Isso quer dizer que, desde a entrada do consumidor na recepção até a realização de fato do serviço, é necessário que se crie o que eu costumo chamar de “bolha”.
A bolha é a mágica que o cliente vai sentir quando frequentar o salão de beleza. Desde a limpeza do salão, a aparência e a pontualidade do profissional até a realização do serviço, tudo precisa ser feito com a intenção de fazer o consumidor se sentir encantado.
Por isso, separei dicas de como ter um atendimento diferenciado no seu salão de beleza! Confira:
Mercado Digital e a área da beleza

O primeiro passo, é saber usufruir das redes sociais. Muitos consumidores conheceram marcas e serviços desbravando novas opções de consumo. Se o seu espaço da beleza investe em redes sociais e na divulgação do cardápio de serviços, ponto para vocês, afinal, a interação prévia com a marca é uma tendência, que reforça a segurança do cliente e incentiva sua decisão de compra.
De acordo com a pesquisa, “O comportamento do consumidor 2020”, durante a pandemia, 22% compraram online de lojas das quais já eram clientes físicos e 64% pretendem continuar comprando tanto online, quanto offline. Inclusive, 31% espera poder comprar online e retirar nas lojas físicas.
Olha que oportunidade para o nosso segmento da beleza, afinal, isso significa agendar e pagar, e depois vir realizar o serviço. Você está preparado para suprir as demandas de informações? Pense nisso.
Aliás, para isso, precisamos investir em ações de comunicação e cadastro do cliente, principalmente no WhatsApp, para ter um canal ativo com seu público alvo.
Seu salão já está no Google Meu Negócio? Veja aqui como Cadastrar.
Experiência do Consumidor

A usabilidade e experiência do consumidor é uma das tendências que vieram pra ficar. Então, pense:
– Como seu salão pode melhorar a experiência dos clientes? Seja ela nas suas ferramentas (sistema, site, redes sociais ou WhatsApp) ou no seu espaço físico.
Lembre-se que seu salão pode oferecer descrições completas sobre os produtos e serviços oferecidos na internet, invista no marketing de conteúdo. As fotos e vídeos mostram detalhes da produção, do espaço e do principal, do seu time da beleza.
Use da mesma forma a recomendação e depoimentos dos seus clientes, faça reposts, afinal, os reviews relatam as experiências de outros consumidores com seu serviço e são muito relevantes e pertinentes no processo de decisão de novos.
Por isso, deixe que as boas experiências do seus clientes falem pelo seu serviço, dando destaque para aquelas avaliações positivas.
Mas também, trate com carinho as avaliações negativas, buscando entender os problemas, resolvê-los com rapidez e aprender com eles, afinal, cada atendimento e cliente costuma ser único.
Atendimento Personalizado

Quando se fala em atendimento personalizado, já nos remete a algo exclusivo e caro.
Mas não precisa ser, um bom atendimento é saber ouvir tudo do cliente. Guardar seu nome e entender o real problema/expectativa, para que você possa apresentar algumas soluções que ele esteja de acordo.
Alguns consumidores podem ter o mesmo problema, como arrumar a cor do cabelo, fazer a sobrancelha ou as unhas, mas dificilmente a resolução para cada uma destas situações será a mesma para todos eles, por diversas questões.
Então, procure em conjunto com o cliente, a solução ideal para aquele consumidor específico, visando demonstrar sua expertise e seu desejo de encantar.
Para isso, você pode também baixar o Manual do Encantamento e saber como eu faço esta abordagem no meu salão.
Outro ponto que percebo quando falamos de treinamento personalizado, é a recepção! Ter uma recepcionista simpática, bem treinada e pronta para receber o cliente é um ponto chave quando falamos de um atendimento diferenciado em um salão de beleza!
Afinal, é a recepção que tem o primeiro e o último contato com o cliente!
Confira também: Tenha a Melhor Recepção de Salão de Beleza!
E aí, já pensou em fazer uma campanha: -Indique uma amiga e ganhe um Mimo do salão?
Se você executar estes 3 pontos chaves no salão ou carreira, tenho certeza que irá fidelizar suas clientes que estão buscando um atendimento diferenciado na área da beleza.
Assista, ainda, a minha aula no nosso canal do Youtube:
https://youtu.be/Zj_xg363HM0

Adorei as dicas, sempre trabalhei
Com atendimento personalizado, é isso é verdade principalmente nesse momento que estamos vivendo. As clientes se sentem
Mais seguras.
Sim, com certeza investir em diferenciais e na personalização do atendimento irá fidelizar as clientes e gerar bons rendimentos pro seu negócio. Parabéns por ser tão antenada Mary!
Amo sempre suas dicas !!! Te conheci no início da pandemia , e me ajudou Muito! Estou no caminho certo
Que alegria saber que eu contribuo com o crescimento e desenvolvimento de vocês, é por isso que realizo este trabalho, continua comigo. Bjs Talita!
Amei!!! Isso mesmo,sempre trabalhei com esse atendimento e o cliente percebe o seu empenho de atende_lo como único,isso nos faz ser diferente.
Amo suas dicas, você é uma excelente professora,
também gosto do trabalho personalizado .
Boa tarde! Preenchi os dados para receber o ebook do Encantamento e nao chegou o email de confirmação para o link.
Excelentes informaçoes que só vêm agregar, ideias, dicas que se aplicadas fazem total diferença. O mercado ja vem apontando a necessidade do atendimento personalizado muito antes da pandemia, o que com ela, veio só ratificar. Infelizmente muitos profissionais ainda estao resistentes. É necessário entender que “menos é mais”, a probalidade de se vender mais para poucos é maior por se oferecer um atendimento mais humanizado, melhor abordado, e muito mais sondado para se entender as necessidades do cliente.
Olá Dani, estou mergulhada em seu conteúdo riquíssimo!! Gostaria de saber, como dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo??
Estou bem no comecinho de treinar minha equipe (são excelente pessoas e profissionais)
Mas ainda atendo como cabeleireira, comei agora a atender como Terapeuta capilar (acabei de me formar na faculdadde Anhembi Morumbi) faço desing de sobrancelhas, limpo o salão, cuido das redes sociais, faço compras, atendo e recebo dos clientes….. é tudo e mais um pouco pra dar conta
Marisa, pra dar conta de tudo é necessário delegar, acompanhar e treinar! É nisso que eu acredito! Somente contando com as pessoas a gente consegue dar conta de todas as tarefas!