Como divulgar o seu salão de beleza!
Muitos alunos me pedem dicas para inovar e divulgar seu salão de beleza, barbearia ou estética.
Primeiro, quero deixar claro que não existe receita pronta que possa dar certo em qualquer um destes aspectos.
É preciso avaliar o que pode se adequar ao seu local, público alvo e objetivos com o negócio da beleza.
O marketing digital é uma das melhores formas de divulgar as empresas hoje em dia mas para além dessa poderosa ferramenta, existem as formas tradicionais de divulgar seu salão de beleza.
Então, separei sete dicas pessoais para você.
1- FACHADA:
Saiba que a fachada é a primeira impressão para as pessoas que passam por seu local.
Ela pode chamar ou afastar possíveis clientes. Por isso, precisa ser harmônica e atraente.
Se você possui um espaço com pouco movimento, já pensou em modificar algo na sua fachada e ou vitrine?
Confira também: Checklist para Reformar ou Melhorar a Fachada do seu Salão!
2 – INAUGURAÇÃO ou REINAUGURAÇÃO
Se você está projetando seu espaço este item vai cair como uma luva, afinal, muitos negócios se tornam conhecidos durante sua divulgação de inauguração.
Mas se o seu salão de beleza já existe há anos, saiba que você também pode promover um evento de aniversário, reinauguração ou um lançamento.
Estes eventos são bacanas para reunir equipe, clientes e amigos para celebrar um novo momento, ou até o lançamento de novos serviços, produtos ou decoração.
Invista em mimos, degustações e aproveite para fazer aqueles serviços que irão fidelizar os clientes com seu trabalho.
3 – CAMPANHAS DE INDICAÇÃO
Criar estratégias que incentivem seus clientes a convidarem amigas(os) para o salão de beleza ou barbearia em troca de benefícios é uma excelente maneira de alavancar seu negócio.
Primeiramente, pense em mimos que não prejudiquem o orçamento do salão.
Ofereça benefícios que incentivem as clientes a participarem das ações promovidas.
Você poderá presentear as clientes com descontos ou, então, com produtos que remetem ao mundo da beleza e cuidados pessoais, pode ser de um parceiro/fornecedor.
Você ainda pode dar descontos que não interfiram nos custos e rateios da casa.
Dica: O mimo também pode ser dado para a amiga indicada, na sua visita pela primeira vez.
O importante é gerar uma experiência positiva aos clientes e fidelizar.
4 – PARCERIAS
Ao seu redor, existem empresas de: fotografia, formaturas, top models, vestidos ou joias, que também estão buscando formas de atrair novos clientes.
Lembre-se que tudo é portfólio para você profissional e empreendedor da beleza.
Procure por hotéis, pousadas, restaurantes e até floriculturas. Nesta hora o importante é ser criativo.
Você pode estabelecer uma parceria de divulgação e ver o que seu vizinho pode oferecer.
Vocês dois podem ceder um serviço para presentear um cliente.
O importante neste momento é estabelecer parcerias com empresas que tenham o mesmo público alvo que você, para evitar problemas.
5 – EVENTOS
Organizar eventos para receber consumidores, amigos e parceiros é sempre uma boa oportunidade para que sua marca se mantenha em alta entre as clientes, virando até um assunto em comum.
Comemore o aniversário, o dia do cabeleireiro, o dia dos namorados e até promova o Arraiá, esses dois últimos eu já forneci dicas imperdíveis, é só lembrar de ser criativa(o).
Outra dica deste item, é sair de dentro do salão e participar de eventos em empresas grandes ou feiras e congressos relacionados ao segmento e aprender mais sobre sua área da beleza.
Faça cursos e programas, não fique parado esperando o cliente chegar e te pedir algo que ainda não aprendeu ou não está pronto para fazer. Estar preparado é a primeira premissa do sucesso!
6 – DIVULGAÇÃO BOCA A BOCA
Dentre todos os itens citados acima, o que mais conquista e atrai clientes é este, por isso, eu o deixei para o final.
Tudo isso, porque são vários os fatores que fazem o cliente querer voltar pro seu espaço.
Entenda, assim que um novo cliente entra em seu estabelecimento, seja ele salão de beleza, barbearia, ou estética.
O cérebro dele atribui sinais positivos e negativos ao local.
De qualquer forma, é importante ressaltar que o cliente busca mesmo é um atendimento de excelência.
Afinal, não existe nada melhor do que ser bem recebida(o) em um espaço de beleza, que exala autoestima, cuidado e leveza.
Por isso, é preciso estar atento, já que esta é uma das maiores exigências dos clientes modernos.
Clientes exigentes e bom atendimento
Vale destacar que o profissional da beleza precisa de simpatia e preocupação com o cliente que está na cadeira.
Inclusive, estes dois pontos falam mais alto do que um espaço chiquérrimo e a decoração.
Veja este meu vídeo sobre o Pior Atendimento do Mundo e tire suas dúvidas!
Profissionais Especialistas
Outra questão é que os clientes buscam por profissionais especialistas, seguros e que sabem o que indicam e fazem em seus consumidores. Isso os faz atrair novos clientes.
Hoje, o consumidor já sabe o que quer quando vem ao salão, e o cabeleireiro ou profissional da beleza precisa superar essa expectativa.
Afinal, com a concorrência acirrada e as redes sociais, fica fácil escolher outro profissional para dar continuidade ao cuidado pessoal.

Mime o seu cliente
Invista em mimos, na experiência positiva e em programas de fidelidade que reconheçam as clientes que costumam vir sempre ao seu salão.
Em meus salões eu tenho um programa de fidelidade há muitos anos, e sempre tive um retorno positivo das clientes.
É incrível, mas mesmo que seja um mero presente, a cliente se sente reconhecida por frequentar seu espaço.
E isso, pode virar uma indicação. Pense nisso!
7 – MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Tenho tido excelentes resultados com seus vídeos . Te acompanho a tempos nas redes sociais.
Grata pela sua ajuda.
Deus continue te abençoando mas e mais…..
Amei essas divas Dani,já comecei a fazer algumas ações no Salão e está dando certo.Obrigada!!!!
Estava pesquisando na internet e vi seu Blog. Achei o conteúdo muito bom! Parabens!! Dr. Sammy