O que sobra para o salão depois de pagar a comissão do profissional?
Margem de contribuição ou operacional, já ouviu falar?
Doce ilusão, acreditar que quando se paga 50% de comissão para o profissional os outros 50% serão lucro. Seria ótimo se fosse assim, mas não é.
Hoje eu quero te ensinar sobre o impacto das despesas diretas (comissão, custo com produto, imposto e taxa de cartão) no seu negócio.
Você sabe me dizer o quanto cada serviço vendido deixa para você pagar as contas fixas e ter o lucro desejado?
Deixa eu explicar melhor, se o cliente paga R$ 80,00 num corte, depois de pagar as despesas diretas (comissão, taxa de cartão, imposto, produto), o quanto sobra para a empresa?
Opa… espera aí, quando falo o quanto sobra para a empresa não estou falando de lucro, resultado, mas sim do valor que resta para PAGAR AS OUTRAS DESPESAS E TER O LUCRO.
Estou falando sobre margem operacional ou margem de contribuição.
Esses nomes podem parecer difíceis agora, mas farão total sentido na sua administração daqui para frente.
O que quero dizer, na verdade, é que a margem operacional é o valor que sobra da receita obtida na venda dos serviços do salão de beleza após a dedução das despesas diretas.
Embora seja um indicador muito simples de calcular e interpretar, você deve sempre estar atento ao seu valor, pois, o desconhecimento pode te causar problemas, comissões altas e um lucro quase nulo ou negativo.
Afinal, ele mede a capacidade de um espaço da beleza gerar bons resultados e para isso é precisa levantar números e realizar cálculos.
O CÁLCULO
A margem operacional auxilia na verificação de lucros dos serviços e produtos, excluindo as despesas específicas de cada um.
Para começar, a primeira coisa que precisamos calcular é o faturamento do espaço em um período (quinzenal, mensal ou semestral) retirando as despesas diretas.
Faturamento (Valores de venda) – Despesas diretas (comissão, produtos, imposto sobre venda, taxa de cartão) = X
Ficou com dúvida sobre despesas diretas? Veja este artigo: Dominando as despesas do seu salão de beleza!
Agora, vamos simular um cálculo para melhor entendimento:
Suponhamos que você faturou 50 mil no seu salão, e teve R$ 24.350,00 de comissões, R$ 3.500,00 produtos, R$ 2.900,00 de R$ impostos R$ 600,00 de taxa de cartão. Logo teremos:
Despesa direta: R$ 24.350,00 + R$ 3.500,00 + R$ 2.900,00 + R$ R$ 600,00= R$ 31.350,00.
Para encontrar a margem de contribuição ou margem operacional precisamos descontar esse valor do faturamento de R$ 50.000,00 (valor do exemplo).
Então: R$ 50.000,00 – R$ 31.350,00 = R$ 18.650,00
Então, eu te pergunto: Este valor de R$ 18.650,00, é o lucro do salão ou barbearia?
R: NÃO!
Este valor é o que sobrou para cuidar da operação do negócio, desde pagar as despesas indiretas, investimentos e atingir a lucratividade.
Mas vamos em frente que o cálculo ainda não terminou.
Desta vez, vamos dividir o valor que sobrou pelo faturamento, para saber o quanto ele representa em percentual.
Como? Simples, veja abaixo:
R$ 18.650,00/R$ 50.000,00 = 0,373 ( 37,30%)
Prontinho, chegamos ao percentual da nossa margem operacional mensal, neste caso.
Espero que tenha conseguido compreender, para revisar, vamos ao:
CALCULO COMPLETO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Já que você entendeu separado, agora, vamos unir as contas.
Portanto, a fórmula completa é essa, para você aplicar no seu negócio.
Margem operacional em reais = Faturamento – Despesas indiretas =
Margem operacional em percentual: margem em reais/faturamento
Em nosso exemplo:
R$ 50.000,00 – R$ 31.350,00 = R$ 18.650,00
R$ 18.650,00/R$ 50.000,00 = 0,373 ( 37,30%)
CÁLCULO DA MARGEM OPERACIONAL POR SERVIÇO
Domine os rendimentos do seu negócio por serviço e saiba os serviços que rendem mais
Além disso, acontece que alguns serviços com grande procura no salão e barbearia nem sempre têm uma margem operacional alta, por isso, é indicado analisar cada área para decidir a forma de trabalho e comissionamento,
Sem contar que esta informação será relevante para saber onde e quanto investir nas ações de marketing, sem ter perdas significativas.
Primeiramente, não esqueça que para calcular, é preciso subtrair do preço do seu serviço as despesas diretas (comissão, taxas/impostos diretos, assim como o custo de produtos e material).
Aliás, saiba que com esses dados é possível identificar os serviços que rendem mais, os que rendem menos e que precisam ter mais volume de venda.

ALERTA
Descobrir sua margem operacional pode ser seu fator de sucesso.
Saiba que ela está relacionada a todas as questões abaixo.
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Preço
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Lucratividade
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Comissão/Rateio
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Promoção




Oi Dane te admiro ,muito !estou muito agradecida ,por vc nos ajudar nesse momento tão difícil .tenho um salão a 14 anos , trabalho só com minhas duas filhas e gostaria de crescer .estou aqui antenada com vc e o fuz .
Olá Ivone,
Obrigada por compartilhar comigo e fico feliz em fazer parte da sua jornada.
Seguimos juntos.
Forte abraço.
Estou anotando tudo..
Excelente essa sequência de materiais que você, Dani, vem distribuindo! Incrível! Estou muito feliz com tudo que venho lendo .. Estou aprendendo muitoo!! Inevitável não fazer o seu curso.. Fantástica Dani! Parabéns e muita gratidão por ser uma pessoa na qual eu e muitas pessoas possam se espelhar! Uhuuu! Rumo a ser uma melhor líder, gestora do meu salão de beleza em Lisboa!
Olá Adriana,
É exatamente com este propósito que me dedico tanto ao mercado da beleza e a melhorar meu método e forma de ensinar. Fico imensamente feliz de saber que estou conseguindo entregar o que almejo com o carinho que vocês merecem. Continue comigo e me ajudando a contribuir através de perguntas e sugestões. Seguimos conectadas.
Dani estou fazendo curso onlaine ainda não fiz o de fumaraças deixei por último apesar de Prescisar mt. Pois entra mt dinheiro e fica guaia nada , mesmo assim sigo crescendo . Ano que vem 2 principais profissionais vão sair Ti tentando relaxar mais to vendo td que imaginei pro ano que vem ir por água a baixo. Vou ter de arranjar 2profissionais impossíveis de arranjar pra substituir pois eu formei as duas o que eu faço?
Dani, a Margem Operacional equivale á lucratividade ?
Olá Lauriane! Tudo bem? A margem operacional não é a lucratividade, é o que sobra depois de pagar as despesas diretas. É a margem para cuidar dos custos operacionais e só depois de tudo pago saberá o quanto sobrou de lucro. Obrigada por acompanhar!
Olá Dani. Parabéns pelo conteúdo!! Tenho aprendido muito por aqui e também no seu canal no Youtube. Tenho uma dúvida a respeito. Qual seria a margem operacional indicada? 30%, 40%?
Olá Ivan! Fico Feliz que esteja acompanhando e aproveitando o conteúdo! Respondendo sua pergunta, a margem operacional, quanto maior melhor. Mas em percentual, precisa ser de mínimo 40%.